quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Educação religiosa e formação cultural

Meus amigos, compartilho com todos um excelente artigo de Umberto Eco sobre educação religiosa, publicado no New York Times. Uma palhinha:

É impossível compreender aproximadamente três quartas partes da arte ocidental se não se conhecem fatos do Antigo e do Novo Testamento e as histórias dos santos. Quem é a jovem que olha fixamente um pratinho de prata? É da noite dos mortos vivos? E um cavaleiro que corta ao meio uma roupa, está fazendo uma campanha contra Armani?
Acontece que, em muitos contextos culturais, meninos e meninas aprendem no colégio tudo a respeito da morte de Heitor e nada sobre a de São Sebastião; tudo sobre o casamento de Cadmo e Harmonia, mas nada sobre o casamento em Caná. Em alguns países existe uma forte tradição pela leitura da Bíblia, e as crianças sabem tudo sobre o bezerro de ouro e nada sobre o lobo de São Francisco. Em outros lugares, estudam a Via Sacra e ficam às escuras sobre a mulier amicta solis do Apocalipse.
P.S.: A Folha Online deu um exemplo desta dificuldade. Em sua resenha sobre o livro A Arte de Editar Revistas, afirma: "são mostradas algumas capas históricas, como a da Esquire em que o boxeador Muhammad Ali aparece com o corpo crivado de flechas, em uma posição que remete a Jesus Cristo". Na verdade, quem aparece com o corpo crivado de flechas é São Sebastião. Compare as imagens:
São Sebastião
Muhammad Ali
P.S.2: A Folha Online corrigiu a informação. A errata está disponível para consulta.

Um comentário:

  1. Bom:
    Se um menino não sabe a história de Cristo já sai lá atrás na estrada davida.
    Foi com ao me levar para a escola dominical na sua igreja, todos os domingos, que mamãe me deu a benção de conhecer e apreciar os ensinamentos de Jesus, que são o que Deus nos legou como via para uma vida de plena satisfação .
    Ler a Biblia, conhecer seus personagens, sua moral e sua mensagens iluminadoras, faz de quem as le um ser melhor, mas cheio de responsabilidade, pois quem passa a conhecer o caminho que Deus nos lega na busca da melhoria espiritual , passa a ter a responsabilidade maior de ser melhor e querer o melhor para o próximo.
    Quem não cre não sabe o que está perdendo!

    ResponderExcluir

Os comentários não são moderados. Contudo, comentários que contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, incitem a crimes previstos no Código Penal ou na constituição, acima de 500 caracteres ou repetidos serão excluídos. A responsabilidade civil ou penal pelo que estiver escrito no comentário é de responsabilidade do redator.