segunda-feira, 6 de julho de 2009

Por uma solução pacífica em Honduras

Com as tropas do exército ocupando o aeroporto para impedir a volta do presidente deposto, o novo governo de Honduras apenas mostra a sua face autoritária, mesmo depois de insistir que agiram dentro da lei. OEA, Igreja Católica, ONU, Brasil, vários se ofereceram para negociar uma solução pacífica, mas os golpistas não querem abrir mão do poder.

Minha aposta: Honduras não terá uma solução se não houver sanções econômicas e diplomáticas contra o país. Cerca de 40% do comércio exterior de Honduras é realizado com os Estados Unidos. O governo Obama tem dado sinais de que não aceitará o golpe, e tem imposto algumas sanções. Se o resto do continente fizer o mesmo, o governo golpista será origado a ceder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados. Contudo, comentários que contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, incitem a crimes previstos no Código Penal ou na constituição, acima de 500 caracteres ou repetidos serão excluídos. A responsabilidade civil ou penal pelo que estiver escrito no comentário é de responsabilidade do redator.