sexta-feira, 15 de maio de 2009

Um debate interessante sobre aquecimento global

Recomendo a quem interessar possa o debate convocado pelo meu amigo virtual Marcelo, também conhecido por Darwinista, em seu blog. Ele está convocando as pessoas para um debate sobre o aquecimento global baseado não em achismos, mas em artigos científicos ou pesquisas realizadas por centros de referência reconhecidos.

A idéia dele é evitar que as pessoas ganhem o debate com frases do tipo "um vulcão emite mais CO2 que o homem é capaz por décadas". Se quiser isso, diga: quem foi lá contar o CO2 emitido pelo vulcão? Qual vulcão é esse? Sua emissão é superior a quantos homens, de que tipo? A emissão foi comparada com uma siderúrgica, por exemplo? Não dá para basear o debate em generalidades.

Eu entrarei, à distância, citando não um artigo científico. Citarei os bispos latinoamericanos, em seu Documento de Aparecida, aprovado e divulgado em 2007: 

"Junto com os povos originários da América, louvamos ao Senhor que criou o universo como espaço para a vida e a convivência de todos seus filhos e filhas e no-los deixou como sinal de sua bondade e de sua beleza. A criação também é manifestação do amor providente de Deus; foi-nos entregue para que cuidemos dela e a transformemos em fonte de vida digna para todos. Ainda que hoje se tenha generalizado uma maior valorização da natureza, percebemos claramente de quantas maneiras o homem ameaça e inclusive destrói seu ‘habitat’. “Nossa irmã a mãe terra” é nossa casa comum e o lugar da aliança de Deus com os seres humanos e com toda a criação. Desatender as mútuas relações e o equilíbrio que o próprio Deus estabeleceu entre as realidades criadas, é uma ofensa ao Criador, um atentado contra a biodiversidade e, definitivamente, contra a vida. O discípulo missionário, a quem Deus encarregou a criação, deve contemplá-la, cuidar dela e utiliza-la, respeitando sempre a ordem dada pelo Criador.

A melhor forma de respeitar a natureza é promover uma ecologia humana aberta à transcendência que, respeitando a pessoa e a família, os ambientes e as cidades, segue a indicação paulina de recapitular as coisas em Cristo e de louvar com Ele ao Pai (cf. 1  Cor 3,21-23). O Senhor entregou o mundo para todos, para os das gerações presentes e futuras. O destino universal dos bens exige a solidariedade com a geração presente e as futuras. Visto que os recursos são cada vez mais limitados, seu uso deve estar regulado segundo um princípio de justiça distributiva, respeitando o desenvolvimento sustentável." (Documento de Aparecida, pontos 125 e 126)

6 comentários:

  1. Paulo, vivo entrando no seu blog, mas nunca comento. Se me permite um Off-Topic, o layout é bonito, mas a fonte que você usa para os posts, a Arial, cansa os olhos em leitura de tela. Mude para Verdana (feita especialmente para isso).

    Outra coisa que seria interessante é mudar a cor do fundo dos posts (a da coluna da direita poderia manter o background texturizado old-paper) para branco. Vai por mim :)

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulo, não sabia que vc tinha blog! Vim fazer uma visita e gostei! É muito bom a gente ter acesso a opiniões diversas das nossas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Nat, valeu pela visita

    Monsores, estou tentando incorporar suas sugestões. Já mudei a fonte das postagens, falta adotar o fundo branco. Estou apanhando um pouco.

    ResponderExcluir
  4. Paulo, muito obrigado não só por divulgar o debate, mas principalmente por participar dele. É interessantíssima sua forma de abordar o tema, e sua descrição das minhas intenções foi perfeita.
    Participarei por aqui também, e já linkei seu blog na minha página.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Paulo, que bom, já ficou mais fácil ler seu blog.
    Agora uma outra observação em relação a este tema: ele tem uma coluna de texto muito larga. Também cansa a leitura em tela.

    A coluna de texto do Blog do PD e do Darw, por exemplo, tem 550 px de largura, tamanho ideal.

    Qualquer dúvida, e-mail-me: monsores@slgnet.com.br

    ResponderExcluir
  6. Paulo,

    Muito interessante o teu blog, muito bem escrito.
    No pouco que li já dá para notar que a tua visão e a minha em termos de religião não estão muito distantes.
    Talvez eu seja um pouco mais crítico em relação as posições da hierarquia da Igreja Católica, mas nada dramático.
    Voltarei sempre.

    ResponderExcluir

Os comentários não são moderados. Contudo, comentários que contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, incitem a crimes previstos no Código Penal ou na constituição, acima de 500 caracteres ou repetidos serão excluídos. A responsabilidade civil ou penal pelo que estiver escrito no comentário é de responsabilidade do redator.