sexta-feira, 12 de junho de 2009

Santo Antônio, rogai por nós


Amanhã, 13 de junho, é dia de Santo Antônio, que está na estampa ao lado. Conhecido por ser santo casamenteiro, o frade Antônio é um dos doutores da Igreja, reconhecido por defender a fé em meio às crises que começavam a acometer a Igreja durante o século XIII.

Em sua homenagem, cito um pequeno texto do padre Vieira, Sermão de Santo Antônio aos Peixes:

Pregava Santo Antônio na Itália na cidade de Arimino , contra os hereges, que nela eram muitos; e como erros de entendimento são difíces de arrancar, não só não fazia fruto o santo, mas chegou o povo a se levantar contra ele e faltou pouco para que lhe não tirassem a vida. Que faria neste caso o ânimo generoso do grande Antônio? Sacudiria o pó dos sapatos, como Cristo aconselha em outro lugar? Mas Antônio com os pés descalços não podia fazer este protesto; e uns pés a que se não pegou nada da terra não tinham que sacudir. Que faria logo? Retirar-se-ia? Calar-se-ia? Dissimularia? Daria tempo ao tempo? Isso ensinaria porventura a prudência ou a covardia humana; mas o zelo da glória divina, que ardia naquele peito, não se rendeu a semelhantes partidos. Pois que fez? Mudou somente o púlpito e o auditório, mas não desistiu da doutrina. Deixa as praças, vai-se às praias; deixa a terra, vai-se ao mar, e começa a dizer a altas vozes: Já que me não querem ouvir os homens, ouçam-me os peixes.
Ás vezes gostaria que este blog fosse à prova d'água.

4 comentários:

  1. Meu santo padroeiro...

    Procurei você no skype, paulorobsilva, sem sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Meu santo padroeiro...

    Procurei você no skype, como paulorobsilva, sem sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Seu Francisco, eu preciso instalar o microfone para conversarmos. O skype só opera de casa, aos finais de semana.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!

    É sempre bom estarmos atentos a quem prega...

    ResponderExcluir

Os comentários não são moderados. Contudo, comentários que contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, incitem a crimes previstos no Código Penal ou na constituição, acima de 500 caracteres ou repetidos serão excluídos. A responsabilidade civil ou penal pelo que estiver escrito no comentário é de responsabilidade do redator.